10 agosto 2010

O Twitter dos outros - 1

Por um preconceito nem tão bobo, eu demorei um pouco para entrar no Orkut. Explico: tinha uma amiga que não parava de falar de Orkut, que Orkut é isso, que Orkut é aquilo, mil maravilhas. Aquilo foi se tornando tão chato que eu transferi para a pobre Rede Social. Então eu entrei num estágio intermediário, onde ainda haviam comunidades em inglês, mas já haviam os joguinhos. Fiz um pouco parte da galera que entrava em comunidades gringas e falava na língua que fosse, afugentando ainda mais os americanos e impedindo o Orkut de um dia sair do Beta. Mas os pioneiros, ah, os pioneiros, choravam de pena com o que estava acontecendo, era como brincar de pique-pega na biblioteca de Alexandria. Enfim, logo em seguida (2005) o Orkut virou um campeonato mundial de colecionadores de gente, onde as pessoas eram adicionadas apenas para aumentar o "arsenal de amigos" (recebi um convite assim), as trocas de scrap se resumiam a "mande para seus amigos e mostre que os ama" e coisas do gênero.

Eu lembro também de ostentar no meu sub-nick de MSN a frase "Youtube é o site do verão" e pessoas apareciam para me perguntar o que era Youtube. Eu sei, essa informação pode parecer do tempo em que Plínio de Arruda era ministro de Moisés durante o Êxodo, mas foi logo ali, em 2005. Mas o Youtube nunca foi uma rede social de verdade. Pelo menos aqui no Brasil, sempre rolou pouca interação entre os usuários, funciona mais como um depósito de vídeo.

Mas o Twitter não. Eu entrei no Twitter quando uma panelinha blogueira ainda discutia o que se fazer com ele. Essa mesma panelinha blogueira (blogueiro em si já é uma panelinha) atravessou isso tudo: Orkut, Youtube, etc, e permanecia. E por um tempo, nós éramos o twitter no Brasil. E ninguém ganhava nada com isso. Eu lembro que perguntei, antes de entrar, se 140 caracteres não eram pouco. E perguntei também se Twitter era para quem tinha ejaculação precoce no cérebro. E com essa pergunta, ganhei meu primeiro RT, antes de ter um Twitter de fato.

Mas graças a muitos fatores, o processo de orkutização do twitter JÁ aconteceu, e é sobre isso que esse post trata. Talvez guiados pelo Trending Topics, alguns fã-clubes de bandinhas ruins e barulhentas resolveram que o bom era mostrar a força de seus amores repetindo sem parar #brazillovesjonasbrothers. E de repente, gente que não conseguia nem escrever em menos de 837465837 caracteres uma ideia tinha mais de mil seguidores. Por que essa pessoa não para e faz um blog? Simples, porque no Twitter o número de seguidores (e que nome ruim para isso) está ali, bem no alto, para quem quiser (ou não) ver. E de repente, a estranheza. Eu vejo o TT'Br, olho minha timeline e me pergunto "Mas onde é que estão falando disso, meu Deus?". Simplesmente surgiu um mundo paralelo, onde impera a lei do "me segue que eu te sigo", onde pessoas usam SCRIPT para aumentar de seguidores.

Admito que pareço um velho ranzinza que fica falando "no meu tempo...", mas ó, no meu tempo, o Twitter era uma ferramenta extremamente dinâmica de comunicação e propagação de ideias e links, evitava a verborragia latente deste que vos fala (e que de volta ao blogger, pode aparecer em toda sua graça). E não uma obrigação de dar RT em TODA E QUALQUER afirmação do @vouconfessarque que se encaixe com suas experiências, em uma guerrinha de tags #cinebomdemias e #cinebandigay. A guerra de egos sempre existiu, afinal blogueiro e ego são duas coisas inseparáveis, mas essa luta virou pregão da Bovespa, apenas grito. A guerra de egos-arte, com dois pontas e toque de bola no meio campo, onde as trocas de farpas eram mais diretas... Essa já era. A não ser naquele mundinho dos meus amados da minha TIMELINE LINDA, que olho e só consigo pensar que existe um mundo paralelo no Twitter, de jovens sem camisa gritando ADD EU e de meninas se unindo para que o Twitter aceite GIF animados.

Mas nem meus amigos LINDOS estão livres do que Monteiro Lobato chamaria de "Furúnculos da Cultura Exagerada", como uma certa vaquinha recentemente demonstrou. E sobre isso, deixo para a continuação dessa série, que sabe lá Deus quantas partes tem.

Pré-respostas de pré-comentários

- Se você não gosta de alguém ou do que alguém dá RT no seu Twitter, é só não seguir!

O RLY?? Puxa, obrigado por me avisar, nem sabia dessa! THKS, Champs!

- Se você não quer participar, é só ficar quieto!

Art 5º - Inciso IV, Parágrafo Bjomeliga

- Quem você pensa que é para dizer como os outros devem usar o twitter?

O Capitão Nascimento

- Você se acha superior aos outros só porque não usa scripts? E você que é feio e nem emprego de verdade tem?

Nada disso, conforme explicarei adiante: Não tenho gerência sobre a vida de ninguém, e vou defender sempre o seu direito de fazer o que quiser. Mas é do jogo democrático que eu te sacaneie pelo que você faz. Você também pode me sacanear. Sou gordo, feio, um loser, tem um monte de coisa, tirando que minha namorada é melhor que a sua.

2 comentários:

vanessa disse...

hahaha eu lembro desse subnick do youtube, site do verão.

sempre que vou ver um vídeo por lá, eu penso nisso.

olha, um dos meus primeiros tweets foi "todo mundo fica um grau mais retardado no twitter". hoje eu já não ach omais isso. acho que fica todo mundo uns bons 10 graus mais retardado por lá.

sei nem pq eu continuo :P

Emanuella disse...

Gostei do texto. Muito bom mesmo.
E essas guerrinhas nos tt's chega a ser cansativa.