13 outubro 2010

A vitória dos idiotas

Votei no Plínio do primeiro turno. Muita gente deve ter votado como galhofa, eu votei por convicção política. Nem nos meus tempos de IFCS eu tinha votado de cima até embaixo tão à esquerda. Além do Plínio, votei no Jefferson Moura, no Milton Temer, no Chico Alencar e no Marcelo Freixo. Todos serem do Psol é uma coincidência, todos serem de esquerda não.

É inegável que a esquerda fez muito mais a cabeça dos jovens nos últimos anos, e que esses jovens fatalmente cresceriam e votariam no Lula. Ver o Lula na presidência era questão de tempo, nós não percebíamos por causa da piada nacional que se tornava o Lula como eterno vice. É óbvio que entre o Lula de 1989 e o Lula de 2002 muita coisa aconteceu, e muitas concessões precisaram ser feitas, mais ainda entre o Lula de 2002 e o Lula/PT de 2006/2010. Algumas compreensíveis e até naturais, como Ciro Gomes e José Alencar, outras indigestas, como Sarney e Collor. Esses dois últimos representam a política mais simulada de medievalismo que temos, e parece impossível que aquele mesmo Lula de 89 esteja ao lado deles. Tanto parece impossível que é, o Lula do lado deles é outro, um homem mais amadurecido e que ganhou muitos votos por esse amaduecimento e alianças, e perdeu tantos outros, como o meu.

Meu voto no Plínio era em nome de como ele balançava os adversários com perguntas simples, que vinham não dele, mas dos movimentos sociais que ele se propôs a dar voz. Ninguém quis comprar a briga do latifúndio, pois ninguém quis comprar briga com agricultores financiadores de milhares de campanhas para prefeitos e deputados interior afora. O povo das cidades, principalmentes os imbecis que assinam manifestos dizendo que a culpa do estado deplorável de São Paulo ser da imigração de nordestinos, não entendeu que tendo terra para plantar e se unir em cooperativas, os agricultures não tem que se deslocar aos grandes centros em busca de um sustento para as famílias.

Houve quem desqualificasse Plínio por seus investimentos pessoais passarem a casa do milhão. Esses estão confundindo seriamente socialismo com comunismo. Não sou a favor do estado encampar a Coca-Cola, a Pespsi e outras e passar a vender refrigerantes com preços planificados, mas acredito que nem todos os setores da economia são lucráveis. Em outras palavras, acho 'saudável" a concorrência entre a Coca-Cola e a Pepsi, mas não a da Unimed com a Golden Cross ou a Amil. Tem quem diga que é muito fácil ser socialista com 2 milhões no bolso. Pelo contrário, e muito mais difícil. Na verdade é muito fácil ser conservador e reacionário quando o jogo está a seu favor, queria ver essa direita tão orgulhosa e cheia de si continuar de direita sem os privilégios que eles não conquistaram, mas que sua classe social embarcou faz muito tempo.

Se o ProUni deveria financiar mais a Universidade pública em vez das particulares é uma discussão. Se o ProUni precisa existir é uma discussão que só existe em quem está fazendo um pré-vestibular do pH ou grupo Objetivo e acha injusto as classes mais baixas terem acesso facilitado que eles. No dia que o Judeuzinho de ipanema tomar uma dura simplesmente por ser morador de uma determinada área, vou entender.

Pelo menos o 2º turno vai obrigar os modinhas da Tia Marina a mostrar que são de esquerda ou direita. Sim, se você acha que não existe esquerda ou direita mais você ou é de direita ou muito idiota. E nesse segundo turno eu estava voltado a sim, seguir na esquerda e votar Dilma, mas não sei se consigo mais ao ler que provavelmente ela assinará um documento que se compromete a vetar toda e qualquer lei que possa ferir os fundamentos cristãos. É a vitória dos idiotas e não há palavras mais leves que possam caber aqui.

O estado é laico e as pessoas são livres para manifestar sua crença. As pessoas são livres para seguir em que acreditam. Contraponto a isso, as pessoas são livres para não seguir o que não acreditam. Quando o casamento-gay não é aprovado, a impressão que dá é que a Ditadura se faz presente ainda, pois o papa hóstia não se contenta em não ser gay: Ele não quer dar liberdade alguma a quem quer. Eu não consigo conceber que o casamento gay não seja óbvio de ser uma garantia, um direito fundamental. Os babacas que rezam para o papai noel dos adultos atacam isso como se fosse obrigatório se casar com uma pessoa do mesmo sexo.

Eu esperava que o Brasil tivesse discussões melhores para uma eleição para presidente. Esperava também que as questões de crença e comportamento dos políticos não fossem tão importantes aqui quanto são nos estados unidos. Lá, um boquete no Clinton, uma inocente e cristã chupadinha custou ao mundo 8 anos de Era Bush. Aqui, uma discussão de idiotas capitaneada pelos idiotas sustentadores de pastores pode nos guinar para 8 anos de direita, 8 anos onde o estado novamente achará que o mercado está sempre certo, 8 anos sem ninguém com moral e história honradas o bastante para bancar medidas fortes que o governo precisa fazer.

Mas é como dizem, se Deus existe, deve amar os idiotas, pois fez um monte deles.

2 comentários:

Patricia C. disse...

Você é um cara que sempre vou parar para escutar porque taí um cara inteligente e sensato, mas não concordo com os primeiros parágrafos do seu texto. O voto no Plínio, pra mim, representa a esquerda extrema que quase se assemelha a um pco da vida. Calote na dívida externa? Salário mínimo de 2000 reais (com quê planejamento?). O brasil vive hoje com uma economia estável graças aos compromissos que foram cumpridos. Se Plinio ganha a eleição, você vai ver todo o capital estrangeiro (e nacional!) indo embora. Resultado: nova bolívia. Mais pobreza etc. Tenho n questões a discordar do Lula e do PT, mas eles conseguiram alinhar crescimento econômico com o combate a pobreza e conseguiram. Talvez um dia eu vote no psol em cargos do legislativo, em cargos executivos, jamais.
O Plinio disse no twitter que o problema da habitação era fácil, que tinha 2n de lugares vazios e n pessoas sem casa e TCHARAM, era só realocar essas pessoas nos lugares vazios. Plinio certamente não conhece o ser humano. Porque o pobre não quer morar num prédio abandonado em inhaúma, o cara quer morar nos melhores bairros. Naipe do Movimento dos Sem Terra. Pensa que o cara quer uma terra no sul do pará? Não, o cara quer uma terra em Sinop.

Minha opinião sobre alianças políticas é tão grande que não caberia aqui. Discordo da sua visão, mas entendo seu pensamento.

@mawara disse...

Ah o estado laico, que doce ilusão. Minha opinião sobre isso já mudou tanto, mas hoje acho muito trsite (no mínimo) ver as pessoas cederem tanto suas convicções por apoio religioso, e pior, ver pastores e padres se acharem no direito de subir no púlpito e discorrerem sobre 'política' a fim de garantir uma ajuda futura, um apoio, e etc.
Quanto a Marina, acho que ela conquistou meu voto ao dizer q suas convicções religiosas (e pessoais) não a deixavam ver o casamento homossexual como uma alternativa, mas que ela sabia bem que a união estável entre pessoas do mesmo sexo deveria ser uma opção válida, assegurada em lei... Decidiu meu voto ai. Segundo turno ainda estou decidindo se sou suficientemente de esquerda pra votar na Dilma, apesar de tudo.